All content @ by Franklin Nolla

Prá lá de charmoso.

Fui conhecer o Gabinete Real Portuguez de Leitura no  centro do Rio de Janeiro em pleno sabadão. Todo mundo curtindo o sol e a delicia da praia no verão e eu de roupa e tudo pagando um enorme  mico, por que  dei com a cara na porta. Um sonolento camelô me avisou que o lindo prédio que abriga um  acervo de livros adornados por espetaculares estantes antigas de madeira,   não abre aos sábados e domingos. É o fim da picada.Turistas vindos do Brasil e principalmente do exterior são obrigados a não poderem  admirar um lugar mágico ( vi fotos em um livro). Desapontado e p da vida, fui parar em  um sebo logo ao lado do Gabinete. Para minha surpresa, o lugar  é muito legal. Pude ver  vários livros de história do Rio antigo e alguns desenhos retratando  a antiga capital federal. Tudo muito bacana em um ambiente sóbrio,  charmoso e caprichado na decoração do século passado. Tomei um bom café com leite, acompanhado por um pão de queijo,  em um simpático bistrozinho instalado dentro do sebo,  o  que fez com que a minha ira se dispersa-se. Conversei um bocado com o proprietário do estabelecimento ,  que também manifestou a sua queixa com o desatino praticado pelos responsáveis pelo Gabinete. Ele me convenceu a voltar ao Rio em um dia da semana só para visitar o distinto prédio, que segundo ele é imperdivel. Eu acho que ele tem razão.Vou voltar…..

foto e texto – Franklin Nolla.

Deixe um comentário

